E A C O E L H O

UM PRETENSO POETA

Textos

CONCEITO OU IDEOLOGIA

 

 

Sei muito bem que a grande maioria - maciça maioria - da classe média, bem como quase a totalidade das pessoas bem informadas, veem o Liberalismo, ou o moderno Neoliberalismo, apenas como um conceito de modelo econômico.

 

Veem como um modelo, um conceito moderno de condução econômica dos Estados modernos, democráticos.

 

Exatamente essa a "ideia" que o Neoliberalismo vende e a décadas que faz a população do mundo ocidental é até do oriente médio comprar, em função do marketing maciço que pratica, de forma muito eficaz.

 

Penso diferente. E sei que não estou isolado. As pessoas politicamente informadas e isentas; as pessoas que não se deixam levar pelo marketing de massa, pelo marketing de indução, sabem que o Neoliberalismo não é apenas um modelo econômico.

 

Penso, aliás tenho total e absoluta convicção que o Neolibelarismo é uma ideologia, uma visão, um pensamento político e não apenas um conceito econômico.

 

Durante muitos anos, décadas, também acreditei que o Neoliberalismo fosse tão apenas um modelo de administração econômica para os países tidos democráticos.

 

Amadureci, a percepção político acurou e a base principal do Neoliberalismo, que é o "estado minimo", que conduz as privatizações de toda atividade dos países, que abre espaço para o capitalismo, independente das necessidades básicas, primordiais para a sobrevivência da humanidade, ficou tão cristalina, que passei a entender a realidade.

 

E assim sendo, entendo que toda pessoa que não tenha interesses puramente econômicos, considere minimamente os valores humanitários, não pode ser Neoliberalista; se o é, com certeza, porque foi inteligentemente induzido à tal.

 

O Neoliberalismo gasta tudo que tem - e não é pouco, é tudo e mais um pouco, no conhecido marketing de indução de massa, criado pelo fascismo e desenvolvido pelo nazismo, para conduzir a humanidade para concordar que toda atividade de produção e serviço seja privada, entregue aos capitalistas.

 

Enquanto isso, a direita e a esquerda, gastam com partidos políticos, campanhas eleitorais, etc. Evidente que o Neoliberalismo carrega a direita em sua canguta, em suas costas. E a direita se beneficia, sempre, do ideal, da ideologia Neoliberal. Sempre.

 

 

Eacoelho
Enviado por Eacoelho em 23/04/2025


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras