E A C O E L H O

UM PRETENSO POETA

Textos

COMPLEXA SIMPLICIDADE DO VIVER

A simplicidade da vida humana é de uma complexidade intrigante. Aliás, só o fato de mencionar que o simples é complexo, já evidencia a intrigante saga do viver.

Nós, humanos, somos apenas mais um ser dentro dessa cadeia da vida do nosso planeta. Só mais um. Se temos o privilégio da inteligência, do pensamento, das emoções, isso não nos permite tamanha soberba.

Que eu saiba, todos os demais seres que habitam conosco o planeta, simplesmente vivem, sem fazer da própria existência algo tão complicado quanto nós humanos fazemos. Nossas emoções e sentimentos por vezes são carrascos.

As brigas e desavenças dos demais animais mamíferos, por exemplo, que são mais assemelhados a nós, tem motivações tão claras, tão previsíveis, tão justificadas, que é a sobrevivência. Brigam, lutam, disputam unicamente para viver. Nós brigamos por muito mais, aliás, por muito menos.

Vemos, acompanhamos em nosso mundo, uma luta ferrenha e bestial dos homens, não apenas pela sobrevivência. É uma briga intrigante sobre quase tudo. Os indivíduos brigam. As famílias brigam, numa burra disputa apenas justificada por distorcidas emoções, conceitos, opiniões e sentimentos.

Brigamos e nos desunimos e nos desequilibramos por ter, por acumular muito mais do que precisamos para resguardar a sobrevivência. E ganha não o mais forte, o mais formoso, como no caso dos animais. Sempre ganha o mais desonesto, o mais vil, o mais mesquinho, o mais imoral.

Que pena...

 
EACoelho
Enviado por EACoelho em 14/09/2015
Alterado em 28/10/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras