E A C O E L H O

UM PRETENSO POETA

Textos

BRASIL X ARGENTINA
 
Dentre todos os países que participam da copa do mundo, dois deles sempre são candidatos ao título.
O Brasil e a Argentina. Para os Argentinos, eles são os melhores do mundo, tiveram o maior jogador do mundo e toda demais arrogância bem característica de “los irmanos”. Os Brasileiros também se acham os melhores do mundo, tem o atleta de todos os tempos, o maior jogador do mundo e tudo mais. Grande parte do povo brasileiro, só se sente brasileiro mesmo, quando se fala de futebol. Fora disso, sentem-se alemães, italianos, portugueses, até japoneses. Mas na copa do mundo, se for para rivalizar  sobre a Argentina, todos são muitos brasileiros, irmãos, unidos, etc. Claro que tem suas exceções, suas aberrações, diria, pois, já existem brasileiros torcendo pela Argentina. Esses certamente são aqueles revoltados sem causa, ou com causa tão ridícula, apenas pelo despropósito de serem errantes.
 
E assim vai se mantendo a tradicional rivalidade entre os dois países. Uma rivalidade meio besta, porque nunca levou a nada nem levará. Que benefícios tem proporcionado ao Brasil, em termos práticos, ganhar ou perder da Argentino? E para a Argentina, que vantagens lhe trarão, em qualquer aspecto prático ganhar do Brasil?
 
Durante muito tempo, quando ambos os países eram governados por ditadores, esses é que criaram essa polêmica, certamente para desviar a atenção do povo, das atrocidades que cometiam com a liberdade. O povo, bobo, encheu o peito de orgulho, comprou a idéia e passou a ter um grande prazer em ser melhor que o outro. Um tem Maradona, um atleta que nunca mereceu confiança, porque até enquanto jogador, já ludibriava, já enganava os argentinos e o mundo, como fez na copa do mundo, quando fez um gol com as mãos e ainda se achou o máximo por isso. Depois, virou um dependente de drogas e cometeu outros tantos desaforos. Foi um péssimo exemplo e mesmo assim o povo argentino o considerava e ainda considera um mito.
 
Nós sim, temos o maior dos maiores. Nós sim temos o Rei, não só do futebol. Pelé não foi considerado somente o maior jogador de futebol do mundo. Foi sim considerado o maior atleta do mundo no século XX. O Atleta do Século. E se já passaram 10 anos do novo século, e nem sombra de surgir, no mundo, outro atleta como Pelé. Nem em sonho, talvez nos pesadelos dos argentinos somente.
 
Pois eu queria mesmo era ridicularizar essa rivalidade Brasil x Argentina. Com essa intenção que iniciei esta crônica, mas sou – bem no fundo – apenas mais um brasileiro e também envolvido pelo encanto e pelo que o futebol nos representa. Daí, em plena Copa do Mundo, impossível não me deixar também envolver pelo fato de que temos dois grandes prazeres: Ganhar e ver a Argentina perder. Mostrar que Pelé foi e ainda é o maior. E que Maradona é no máximo um baixinho ridículo, que o gol mais bonito que fez foi com a mão, num afronte às leis que regem o futebol.
 
Abaixo a Argentina. Viva o Brasil!!!!!
Nessas horas, detesto até a cor Azul.
 
 
Eacoelho
Enviado por Eacoelho em 19/06/2010
Alterado em 19/06/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras